D. Afonso Henriques - O Conquistador

D. Afonso Henriques – O Conquistador

D. Afonso Henriques foi um valente e corajoso combatente que travou muitas batalhas para conseguir a independência do Condado Portucalense e conquistar terras aos Mouros. Ficou, por isso, conhecido na História de Portugal pelo cognome de o Conquistador. Vamos descobrir um pouco mais sobre a sua vida.

Ver Curiosidades
D. Dinis - O Lavrador

D. Dinis – O Lavrador

D. Dinis foi um grande poeta que escreveu mais de cem poemas e as músicas que os acompanhavam. Preocupou-se também com desenvolver o nosso país, em especial a agricultura. Ficou, por isso, conhecido como o Lavrador ou o Poeta. Vamos descobrir um pouco mais sobre a sua vida.

Ver Curiosidades
D. Pedro I - O Justiceiro

D. Pedro I – O Justiceiro

D. Pedro I foi um rei que viveu uma grande história de amor com Inês de Castro. Revoltado com a morte da sua amada, jurou vingar-se. Além disso, preocupou-se sempre em castigar quem cometesse algum crime. Por tudo isto, ficou conhecido como o Justiceiro.

Ver Curiosidades
D. João I - O De Boa Memória

D. João I – O De Boa Memória

D. João I foi um rei escolhido pelo povo, que sempre o estimou. As boas recordações do seu reinado fizeram com que D. João I ficasse conhecido como o de Boa Memória. Vamos descobrir um pouco mais sobre a sua vida.

Ver Curiosidades
D. João II - O Príncipe Perfeito

D. João II – O Príncipe Perfeito

Dotado de grande inteligência, D. João II planeou a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Como este era o seu maior sonho, preparou marinheiros, mantimentos e uma armada. Fê-lo com muito talento, ficando, por isso, conhecido como o Príncipe Perfeito. Vamos descobrir um pouco mais sobre a sua vida.

Ver Curiosidades
D. Manuel I - O Venturoso

D. Manuel I – O Venturoso

Neste livro, vamos conhecer D. Manuel I, o Venturoso. Graças a este rei, Portugal transformou-se num dos países mais poderosos do mundo, com a descoberta do caminho marítimo para a Índia, em 1498, e a descoberta do Brasil, em 1500.

Ver Curiosidades
D. Sebastião - O Desejado

D. Sebastião – O Desejado

Como a Coroa portuguesa corria o perigo de ficar na posse dos Espanhóis, o nascimento de D. Sebastião era esperado com muita expectativa e ansiedade. Por isso, ficou conhecido na História de Portugal como o Desejado. Vamos descobrir um pouco mais sobre a sua vida.

Ver Curiosidades
D. João IV - O Restaurador

D. João IV – O Restaurador

Depois de sessenta anos de governação espanhola, D. João, duque de Bragança, conseguiu restaurar a independência nacional. Foi aclamado rei D. João IV de Portugal, e foi-lhe atribuído o cognome o Restaurador. Vamos descobrir um pouco mais sobre a sua vida.

Ver Curiosidades
D. José - O Reformador

D. José – O Reformador

Neste livro, vamos conhecer D. José, o Reformador. Depois do grande terramoto de 1755, e com a ajuda do Marquês de Pombal, foi este rei que reergueu a cidade de Lisboa das ruínas.

Ver Curiosidades
D. Carlos - O Diplomata

D. Carlos – O Diplomata

Apesar de não gozar de grande popularidade em Portugal, D. Carlos foi um diplomata hábil que prestigiou o nome do país, quer nas visitas que fez ao estrangeiro, quer quando recebeu outros chefes de Estado em Portugal. Por isso, ficou conhecido como o Diplomata. Vamos descobrir um pouco mais sobre a sua vida.

Ver Curiosidades